Atlético empata com o Botafogo em 1 a 1 no Caio Martins

Rio de Janeiro, 12 (AE) – A festa do centenário do Botafogo, comemorado nesta quinta-feira, não foi das melhores. Para desolação de seus torcedores, o Alvinegro desperdiçou mais uma boa oportunidade de sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, ao empatar com o Atlético-PR, por 1 a 1, em Caio Martins.

Sem Luizão e Raul Estevez, contundidos, a equipe carioca pecou nas finalizações. O experiente meia Valdo resumiu o pensamento do grupo. “Saímos triste de campo por não ter dado a vitória ao clube no dia do seu centenário.”

Com este resultado, o Botafogo soma 22 pontos, enquanto o Atlético-PR acumula 38. O goleiro Diego brilhou no confronto.

Com o incentivo de sua torcida, o Botafogo começou melhor a partida. Até os 15 minutos, a equipe alvinegra criou três boas oportunidades. Na primeira, o volante Carlos Alberto cruzou, a bola resvalou no gramado molhado, por causa da chuva, e obrigou o goleiro Diego a fazer boa defesa.

Fernando arriscou chute da entrada da área e o goleiro adversário espalmou para o lado. No rebote, o meia Elvis finalizou bem, mas Diego impediu o Alvinegro de abrir o marcador.

O Atlético-PR permanecia errando passes e lançamentos em excesso. A primeira finalização da equipe paranaense ocorreu aos 19 minutos, em chute de fora da área do meia Fernandinho.

A partir daí, o Atlético-PR começou a se posicionar melhor em campo e passou a explorar o contra-ataque com mais perigo. Aos 34 minutos, o atacante Washington recebeu longo lançamento e o goleiro Jefferson saiu do gol para afastar o lance, mas errou o chute. O próprio Washington recuperou a posse da bola e, mesmo sem ângulo (quase da linha de fundo), encobriu Jefferson, que nada pôde fazer: 1 a 0. Um golaço.

Um minuto depois, o atacante Schwenck disputou jogada aérea com o zagueiro paranaense e quase empatou o confronto.

O Atlético-PR retornou à segunda etapa preocupado exclusivamente em segurar o resultado. O Botafogo, ao contrário, se lançou ao ataque. Com menos de dez minutos, o goleiro Diego protagonizou mais uma ótima defesa em chute à queima-roupa de Almir, na entrada da pequena área.

Ciente da necessidade de empatar o confronto, o técnico Mauro Galvão promoveu duas alterações: tirou o volante Carlos Alberto e o lateral-direito Rodrigo Fernandes e pôs o atacante Têti e o volante Túlio, respectivamente.

As substituições surtiram efeito. O zagueiro Fabiano, do Atlético-PR, salvou em cima da linha uma cabeçada de Rafael.

Aos 25 minutos, a persistência do Botafogo foi recompensada. Após falha de Fabiano, Almir deu bom para Schwenck, na área adversária, chutar forte para empatar o jogo: 1 a 1.

O Botafogo não se acomodou com o gol e buscou o ataque, cedendo espaços para o contra-ataque adversário. O atacante Washington desperdiçou três boas oportunidades de marcar.

Ficha Técnica:

Gols – Washington aos 34 minutos do primeiro tempo; Schwenck aos 25 do segunto tempo.

Botafogo – Jefferson; Rodrigo Fernandes (Túlio), Gustavo, Rafael Marques e Renatinho; Carlos Alberto (Têti), Fernando, Valdo e Elvis; Almir e Schwenck. Técnico – Mauro Galvão.

Atlético-PR – Diego; Rogério Correia, Igor e Marcão; Fernandinho, Alan Bahia, Fabiano, Jádson (Willian) e Ivan; Dagoberto e Washington. Técnico – Levir Culpi.

Juiz – Clever Assunção da Silva (RJ).

Cartões amarelos – Rafael Marques, Carlos Alberto, Ivan e Jádson.

Local – Caio Martins.

Voltar ao topo