Atividades recreativas promovem educação ambiental na Ilha do Mel

A edição especial do Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera), promovida na Ilha do Mel, está ensinando a importância da preservação do meio ambiente às crianças que freqüentam a Unidade de Conservação. Moradores e veranistas das praias de Brasília e Encantadas elogiaram o trabalho promovido pela Secretaria de Educação, realizado nesta temporada de verão em todo o litoral, como parte da Operação Viva o Verão, do Governo do Estado.

De acordo com o coordenador do Fera nas ilhas, Jhonny Soares, a idéia é conscientizar a população que a responsabilidade pela preservação da Ilha do Mel não é apenas do governo. ?Ação conjunta é a expressão. Os jovens são o melhor caminho para a educação ambiental, porque atuam como multiplicadores das informações junto às suas famílias?, declarou Jhonny. Para ele, o trabalho está tendo bons resultados, porque consegue aliar arte e diversão a conscientização.

Com a música Hap do Saneamento a dupla Manos Fera fala sobre a importância da coleta seletiva do lixo e instalação de fossas sépticas na Ilha do Mel. ?Durante a apresentação, as crianças aprendem a letra da musica e entendem o recado?, completou Jhonny.

Cerca de 60 pessoas participam diariamente das oficinas do Fera, na Ilha do Mel, que envolvem aulas de capoeira, performance teatral, acrobacia de solo, malabares e pernas-de-pau, e expressão corporal. O trabalho é executado por professores de educação física que atuam no projeto.

Ilhas

Moradora da Ilha do Mel há 30 anos, Estela Sandrini levou os dois netos para participarem das oficinas. ?Acho que ações como esta deveriam ocorrer também fora da temporada, porque sentimos a necessidade de atividades extras para nossas crianças. Sempre que puder trarei meus netos os estimularei a utilizar os conhecimentos passados?, afirmou Estela.

Além da Ilha do Mel, o Fera visita outras ilhas do litoral paranaense com programação variada e para todas as idades. As oficinas de arte ocorrem sempre entre 10h e 19h. A equipe vai, cada dia a uma praia, pela seguinte ordem: Encantadas, Valadares, Guaraqueçaba, Brasília e Superagüi.

A participação do Fera na Operação Viva o Verão ocorre até 11 de fevereiro e também tem como objetivo ofertar ao veranista uma mostra do que ocorre no maior evento estudantil de arte do país.

Voltar ao topo