Atividades especiais na Boca Maldita ensinam o valor da amamentação

O Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno (Proama) da Prefeitura de Curitiba deu início nesta quinta-feira (25) uma série de atividades especiais na Boca Maldita para marcar a Semana Nacional da Amamentação. A programação vai até sábado (27), sempre das 9h às 17h, com orientação sobre a saúde das mães e dos bebês.

O tema deste ano é a alimentação complementar, que só deve ser oferecida ao bebê a partir dos seis meses de vida. Antes disso, o leite materno deve ser o único alimento do bebê. O slogan da Semana Nacional de Amamentação neste ano é "Do peito à comida caseira: saúde a vida inteira".

A coordenadora do Proama, médica Claudete Closs, explica que depois do sexto mês, o bebê já pode comer alguns alimentos, e não depende mais exclusivamente do peito da mãe. "Atenção. O bebê não pode comer qualquer coisa. A regra é dar comida caseira, natural e saudável", avisa ela. A partir do 11º mês de vida o bebê já pode entrar no cardápio rotineiro da família.

Na tenda da Boca Maldita onde acontecem as atividades da Semana da Amamentação, os técnicos do programa vão orientar sobre a escolha e o preparo dos alimentos para garantir saúde para o bebê. Nesta sexta-feira (26) às 9h também acontecerá uma "roda de amamentação", onde as mães vão aprender na prática tudo sobre o aleitamento correto.

No mesmo horário será apresentado o Programa Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, para explicar como o aleitamento diminui o risco de violência contra a criança por causa do forte vínculo que se forma quando a mãe amamenta o filho.

Até sábado, haverá palestras ao longo do dia e distribuição de material educativo. As mães também podem tirar dúvidas com nutricionistas, pediatras e outros profissionais de saúde.

O Proama, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde, tem por objetivo proteger, promover e apoiar o aleitamento materno. O programa funciona na Unidade de Saúde da Criança, Rua Marechal Floriano Peixoto, 1174, Rebouças. Mães que necessitam de orientações sobre amamentação podem ligar para (41) 3225-6407 ou 9951-3987. O celular funciona 24h, todos os dias do ano.

Voltar ao topo