Atividade na indústria paulista cresceu 6% em setembro

O nível de atividade da indústria paulista cresceu 6% em setembro, na comparação com agosto. Este é o maior índice obtido desde outubro do ano passado, quando foi registrado um aumento de 6,71% na atividade industrial. Em relação a setembro de 2002, o aumento também foi positivo, de 5,5%. Mas, levando em conta todo o ano, de janeiro a setembro, a indústria paulista registra estabilidade. Os dados foram divulgados hoje pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que realiza mensalmente pesquisa sobre o Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista.

Segundo a Fiesp, o crescimento do nível de atividade da indústria paulista foi favorecido pela conjugação de três fatores: o desempenho das exportações brasileiras, o comportamento da produção de bens duráveis para atendimento do consumo doméstico e o deslocamento da produção para atender a demanda de fim de ano.

O aumento de 6% registrado foi considerado pela diretoria da Fiesp como surpreendente e fez com que as previsões para o fim do ano fossem alteradas. A expectativa era de que a indústria fechasse o ano com declínio de 1% a 1,5%. Agora a previsão é de estabilidade ou declínio de 1%.

Voltar ao topo