Alerta

Atenção! Tem golpe novo no WhatsApp. Fique esperto para não ser uma vítima

Foto: Henry Milleo

Uma mensagem que circula por grupos de WhatsApp dá conta de uma suposta invasão no site da Seguradora Líder, administradora nacional do DPVAT – seguro criado para promover a indenização de vítimas de acidentes de trânsito no país. O texto afirma que o site da seguradora teria sido hackeado com a intenção de fraudar o seguro, a partir da emissão de boletos falsos e o direcionamento dos valores pagos a terceiros. O alerta, entretanto, é falso.

De acordo com a seguradora, mensagens semelhantes são disseminadas desde os primeiros dias do ano, mas são incorretas e não devem ser espalhadas. Em uma primeira versão da corrente, era utilizada a imagem de um aviso de janeiro de 2018 e que fora publicado no site do DPVAT como ferramenta de orientação, para evitar que internautas fossem atingidos por vírus a partir da utilização da página.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

A orientação de 2018 foi exibida quando o motorista tentava emitir a guia de pagamento. Na mensagem, a seguradora indicava para o usuário prestar atenção no boleto gerado, já que alguns números no código são padronizados e devem constar em todos os boletos.

Em nota oficial, a operadora garante que “o processo de pagamento pelo site da Seguradora Líder é fácil e seguro. A recomendação é que os proprietários acessem o site diretamente”. Você pode acessá-lo clicando neste link!

A orientação de segurança feita pela administradora do DPVAT é para que os usuários não cliquem em mensagens disseminadas em grupos de WhatsApp, que podem direcioná-los para sites maliciosos.

Detran fora do ar?

Na mesma mensagem desmentida pela Seguradora Líder, afirma-se ainda que a página do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) também estaria comprometida e fora do ar, o que é falso. A operação está normal, de acordo com a assessoria de comunicação do Detran do Paraná.

Por causa do fluxo intenso de acessos ao portal, o Detran-PR alterou a entrada no site, fazendo o direcionamento simplificado a cada um dos serviços ligados ao trânsito, inclusive à administradora do seguro.

Suposto desconto?

A seguradora que faz a administração do DPVAT desmentiu também boatos sobre supostos descontos, que também foram replicados via aplicativos de mensagem instantânea.

Conforme a administradora, “os valores do Seguro DPVAT são definidos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e são válidos para todo o Brasil. A variação de valores existe apenas entre categorias de veículos. Portanto, a afirmação de que há descontos nos valores do Seguro DPVAT para pagamento antecipado é incorreta. O DPVAT é um seguro obrigatório, pago por todos os proprietários de veículos no Brasil e seus valores são válidos para todo o ano”.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Ainda em nota oficial, a operadora do seguro reitera que “os seus canais oficiais de comunicação, como o site, são as fontes corretas e confiáveis para o esclarecimento de dúvidas”.

Quando vence o DPVAT?

O calendário de pagamento do DPVAT segue o vencimento da cota única ou da 1ª parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), de acordo com as datas estabelecidas pela Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná.

Em 2019, os pagamentos devem ser feitos entre os dias 24 e 30 de janeiro no estado, a depender do final da placa do veículo. Os valores variam de R$ 16,21 (para a categoria de automóveis e caminhonetas particulares) até R$ 84,58 (para motocicletas e similares).

Apelidado de ‘Presuntinho’, homem morre com cinco tiros dentro de carro