enkontra.com
Fechar busca

Notícias

Alerta

Atenção! Tem golpe novo no WhatsApp. Fique esperto para não ser uma vítima

  • Por Cristina Seciuk - especial para a Gazeta do Povo
Foto: Henry Milleo

Uma mensagem que circula por grupos de WhatsApp dá conta de uma suposta invasão no site da Seguradora Líder, administradora nacional do DPVAT – seguro criado para promover a indenização de vítimas de acidentes de trânsito no país. O texto afirma que o site da seguradora teria sido hackeado com a intenção de fraudar o seguro, a partir da emissão de boletos falsos e o direcionamento dos valores pagos a terceiros. O alerta, entretanto, é falso.

De acordo com a seguradora, mensagens semelhantes são disseminadas desde os primeiros dias do ano, mas são incorretas e não devem ser espalhadas. Em uma primeira versão da corrente, era utilizada a imagem de um aviso de janeiro de 2018 e que fora publicado no site do DPVAT como ferramenta de orientação, para evitar que internautas fossem atingidos por vírus a partir da utilização da página.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

A orientação de 2018 foi exibida quando o motorista tentava emitir a guia de pagamento. Na mensagem, a seguradora indicava para o usuário prestar atenção no boleto gerado, já que alguns números no código são padronizados e devem constar em todos os boletos.

Em nota oficial, a operadora garante que “o processo de pagamento pelo site da Seguradora Líder é fácil e seguro. A recomendação é que os proprietários acessem o site diretamente”. Você pode acessá-lo clicando neste link!

A orientação de segurança feita pela administradora do DPVAT é para que os usuários não cliquem em mensagens disseminadas em grupos de WhatsApp, que podem direcioná-los para sites maliciosos.

Detran fora do ar?

Na mesma mensagem desmentida pela Seguradora Líder, afirma-se ainda que a página do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) também estaria comprometida e fora do ar, o que é falso. A operação está normal, de acordo com a assessoria de comunicação do Detran do Paraná.

Por causa do fluxo intenso de acessos ao portal, o Detran-PR alterou a entrada no site, fazendo o direcionamento simplificado a cada um dos serviços ligados ao trânsito, inclusive à administradora do seguro.

Suposto desconto?

A seguradora que faz a administração do DPVAT desmentiu também boatos sobre supostos descontos, que também foram replicados via aplicativos de mensagem instantânea.

Conforme a administradora, “os valores do Seguro DPVAT são definidos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e são válidos para todo o Brasil. A variação de valores existe apenas entre categorias de veículos. Portanto, a afirmação de que há descontos nos valores do Seguro DPVAT para pagamento antecipado é incorreta. O DPVAT é um seguro obrigatório, pago por todos os proprietários de veículos no Brasil e seus valores são válidos para todo o ano”.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Ainda em nota oficial, a operadora do seguro reitera que “os seus canais oficiais de comunicação, como o site, são as fontes corretas e confiáveis para o esclarecimento de dúvidas”.

Quando vence o DPVAT?

O calendário de pagamento do DPVAT segue o vencimento da cota única ou da 1ª parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), de acordo com as datas estabelecidas pela Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná.

Em 2019, os pagamentos devem ser feitos entre os dias 24 e 30 de janeiro no estado, a depender do final da placa do veículo. Os valores variam de R$ 16,21 (para a categoria de automóveis e caminhonetas particulares) até R$ 84,58 (para motocicletas e similares).

Apelidado de ‘Presuntinho’, homem morre com cinco tiros dentro de carro

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

11 Comentários em "Atenção! Tem golpe novo no WhatsApp. Fique esperto para não ser uma vítima"


Carlos Gomes
Carlos Gomes
8 dias 22 horas atrás

Com toda divulgação desses golpes como acontece hoje até gente mais simples e idosos não caem nesses golpes, só quem é burro demais pra cair mesmo.

9 dias 2 horas atrás

Não é falso não pô, acabei de gerar minha guia no site oficial da líder, eles mesmos estão avisando sobre um possível vírus que altera o código de barras no momento da emissão da guia e pedem pra conferir os dígitos para que não caia no golpe, que contradição é essa Tribuna?

Carlos Gomes
Carlos Gomes
8 dias 22 horas atrás

No site da seguradora líder não tem aviso (o meu já paguei faz dias e entrei novamente e não tem aviso não), de qq forma quem cai nesses golpes é que acessa tudo quanto é coisa que aparece em email e msg de rede social.

Tiago Ribas
Tiago Ribas
9 dias 4 horas atrás

O Brasileiro se acha o espertão nessas horas, mas é eterno alienado do sistema bancário e politico.

Pabllo Vittar
Pabllo Vittar
9 dias 7 horas atrás

Pra quem elege um re tardado via corrente de whatsapp o que é um golpezinho

Carlos Gomes
Carlos Gomes
8 dias 22 horas atrás

Rsrsrsrs re tardado deve ser quem acreditou no folha de SP (que até hoje não mostrou prova nenhuma) que foi WA que elegeu Bolsonaro, povo acordou, hj só nordeste ainda está com cabresto, mas até eles estão pedindo ajuda do governo (começou com Ceará e mais estados petistas pedem socorro)

Luiz Renato Ramos
Luiz Renato Ramos
9 dias 1 hora atrás

Pra uma bicha que usa pseudônimo de outra bicha , e até hilário !!! Ah , e o Luladrão tá PRESO BABACA !!!

Getsilva
Getsilva
9 dias 4 horas atrás

para voce espertao que nem usa seu nome para comentar nao deve ser nada pois ate o ladrao nuca fez questao de usar seu proprio nome como e mesmo o nome do meliante mula, bula, a achei: lula pois e bom dia !!!

Flavio Steiner
Flavio Steiner
9 dias 17 horas atrás

Sempre tem um ixperto que acha que vai se dar bem em cima de uns trouxas e cai numa dessa.

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas