Associação dos Caminhoneiros considera greve vitoriosa

A greve nacional dos caminhoneiros autônomos, que começou à zero hora desta segunda-feira, teve adesão parcial da categoria, mas foi considera uma vitória pela Associação Brasileira dos Caminhoneiros (ABCAM). ?Como a ABCAM optou por não promover o fechamento de rodovias, a paralisação ocorreu pelo livre convencimento e os objetivos foram alcançados?, disse Alexandros Christopoulos, assessor de Imprensa da Associação.

A ABCAM representa entidades em dez estados e diz possuir 100 mil caminhoneiros autônomos afiliados, dos cerca de 400 mil de todo o país.

Segundo a Associação, a maior adesão à greve ocorreu no Rio Grande do Sul, com cerca de 90% dos caminhoneiros autônomos parados. Em São Paulo, o balanço parcial indica a paralisação de cerca de 30%, e os cegonheiros, caminhões que transportam veículos zero quilômetro, ?não carregaram hoje?, informou Christopoulos.

A Associação reivindica o cumprimento da aplicação dos recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) em obras nas estradas e na infra-estrutura para os transportes.

Segundo a ABCAM, 82,8% da malha rodoviária estão em péssimas condições e mais de oito mil quilômetros, dos 60 mil km no país, têm trechos intransitáveis. São necessários R$ 8 bilhões para a recuperação das estradas, calcula a associação. A ABCAM também cita estimativa da Associação dos Usuários de Transporte, que indica um prejuízo anual de US$ 5 bilhões em razão da precariedade das estradas, ferrovias e portos.

Voltar ao topo