Assinaturas de atos e acordos marcarão visita de Lula ao Gabão

O Gabão, a segunda etapa da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à África, tem atuação destacada na Organização das Nações Unidas (ONU). A partir de setembro, o chanceler gabonês, Jean Ping, assumirá a presidência de turno da Assembléia Geral da ONU. Além disso, o país é membro pleno da União Africana, e este ano preside a Comunidade Econômica e Monetária da África Central (CEMAC).

Durante visita ao país, que começou hoje, o presidente assinará uma série de atos em encontros com o presidente Omar Bongo e autoridades do país. Está prevista a assinatura de memorando que estabelece consultas políticas entre Brasil e Gabão; um acordo de isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviços; uma carta de intenções para o desenvolvimento de projeto de cooperação técnica para a prevenção e tratamento da malária e um memorando de entendimento para ampliar a cooperação já iniciada entre os dois países para melhorar a produção de mandioca no país.

O presidente Lula também fará a doação de 504 mil comprimidos de indiravir, um dos componentes do coquetel utilizado no tratamento de portadores do vírus da aids. O medicamento é fabricado pela FARManguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz. Os comprimidos são suficientes para atender 500 pessoas durante 5 meses.

Na área comercial, o Brasil pretende ampliar o intercâmbio bilateral e regional com os países que compõem a Comunidade Econômica dos Estados da África Central (CEEAC). Segundo dados do Itamaraty, estes países representam um mercado potencial de 118 milhões de pessoas.

O Brasil também quer aumentar seu comércio com o Gabão no que se refere a exploração de manganês e petróleo.

Voltar ao topo