Assembléia aprova compra das ações da Elejor pela Copel

A Assembléia Legislativa aprovou, em primeira votação, por 33 votos a favor, sete contra e duas abstenções, o projeto de lei encaminhado pelo governador Roberto Requião, para a compra do controle acionário das Centrais Elétricas do Rio Jordão S/A (Elejor), pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). A iniciativa já contava com a aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, agora, só depende de autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“Isto mostra que é um bom negócio para o Paraná que a Copel aumente sua participação na Elejor. Amanhã será votado o mérito da ação e não tenho dúvida de que obteremos mais uma vitória”, comentou o líder do Governo na Assembléia Legislativa, Natalio Stica.

A Elejor é uma empresa de iniciativa privada e, se for concretizada a compra do controle acionário, passará também a ser uma subsidiária da Copel Participações. A estatal já tem participação na constituição da Elejor, com 40% das ações da empresa. A construtora Triunfo Participações tem 30% e a construtora Paineira, outros 30%. A intenção do governo do Estado, com o projeto de lei aprovado, é comprar os 30% de participação da Triunfo Participações. Com essa operação, a Copel passa a ter uma participação de 70% no empreendimento. Como majoritária, suas características de economia mista são repassadas à Elejor e, assim, o governo do Estado passa a ter controle das decisões sobre a empresa.

A mensagem enviada pelo governador à Assembléia Legislativa visa adequar a parceria que a Copel tem na constituição da Elejor, conforme decisão adotada por Requião de revisar todas as parcerias da estatal. De acordo com orientação do governador, a estratégia da Copel é ser majoritária em todas as parcerias que interessam ao governo.
Na Elejor, agora, o governo do Estado tem interesse em ampliar a participação da Copel para atender o aumento da demanda futura de energia. De acordo com a estatal, o crescimento industrial e o gradativo aumento de energia imposto pela política fiscal e de desenvolvimento do Governo do Estado, está elevando a demanda de energia no Paraná.

A Elejor é uma empresa constituída para construção e operacionalização das usinas Santa Clara e Fundão, que ficam no Rio Jordão, região Central do Estado. A usina de Santa Clara deverá ser concluída no final de 2005 e a do Fundão, em 2006. Quando entrarem em operação, elas terão potência para gerar até 250 megawatts de energia, suficiente para o fornecimento de energia para uma cidade com até 600 mil habitantes

Voltar ao topo