Mais três dos nove acusados de envolvimento na morte do jornalista Tim Lopes foram condenados. Em julgamento realizado no 1º Tribunal do Júri, que durou mais de dois dias e só terminou na madrugada de hoje, os traficantes Reinaldo Amaral de Jesus (conhecido como "Kadê"), Fernando Sátiro da Silva ("Frei"), e Elizeu Felício de Souza ("Zeu"), foram condenados a 23 anos e 6 meses de prisão em regime fechado, por homicídio triplamente qualificado – com o agravamento da ocultação de cadáver e formação de quadrilha.

continua após a publicidade

O principal envolvido e mandante do crime, o traficante Elias Pereira da Silva ("Elias Maluco"), o primeiro a ser julgado, já havia sido condenado a 28 anos e meio de reclusão, também em regime fechado, pelo assassinato do jornalista. Em maio último, também foi julgado e condenado o traficante Cláudio Orlando do Nascimento ("Ratinho"), que pegou pena também de 23 anos e seis meses.

O julgamento de outros dois acusados, Claudino dos Santos Coelho ("Xuxa"), e Ângelo Ferreira da Silva ("Primo"), será dia 29 de setembro próximo, depois de ter sido desmembrado deste último julgamento a pedido dos advogados de defesa dos réus.

Os outros dois, dos nove traficantes indiciados no processo, André da Cruz Barbosa, o André Capeta, e Mauricio de Lima Matias, o Boi, já morreram. Tim Lopes morreu em 2 de junho de 2002 quando fazia uma serie de reportagens para a TV Globo sobre exploração sexual de adolescentes em bailes funks na Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio. O homicídio teve repercussão internacional.

continua após a publicidade