As 24 horas de um juiz

O juiz João Kopytowski, do Tribunal de Alçada do Paraná, gravou participação especial em documentário “24 horas na vida de um juiz”, produzido pela TV Justiça, de Brasília – canal do Supremo Tribunal Federal. O programa pretende mostrar ao povo e aos profissionais do Direito a realidade de um dia inteiro na vida de um juiz. A repórter Andréa Vianna passou 24 horas ao lado de dois magistrados: um de primeiro grau e outro de segundo grau de jurisdição. Para representar a segunda instância, a coordenação da TV Justiça escolheu o juiz Kopytowski, com 34 anos de magistratura. Em Curitiba,a repórter acompanhou a rotina do juiz , desde seu café da manhã e aula de natação, passando pelos despachos no gabinete, sessão de julgamentos da 10ª Câmara Cível, até o jantar em família.

O programa abordou ângulos diversos da vida de Kopytowski: o trabalho inovador ao longo de 11 anos à frente do 2º Tribunal do Júri de Curitiba, a forte atuação no combate ao crime organizado, os seminários e palestras nacionais e internacionais e o projeto da Operação Mãos Limpas. De outro lado, a predileção pela Natureza, a missão do julgador, os aspectos positivos e negativos da função do juiz, o futuro da Justiça brasileira. Tudo revelado em entrevista concedida no Bosque do Papa, em Curitiba.

Para representar o primeiro grau de jurisdição foi escolhido juiz de Direito Júlio César Praseres, titular da comarca de Bom Jardim, interior do Maranhão. Júlio revela as dificuldades e atribulações do início de carreira, onde ele também trabalha pela fiel aplicação da lei, apesar da estrutura precária de um fórum do interior do Nordeste brasileiro. O trabalho do 2º grau de jurisdição é demonstrado a partir da atuação da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Alçada, presidida por Kopytowski e composta pelos juízes Edvino Bochnia, Machedo Pacheco, Lauri Caetano da Silva, Guido Döbeli e Carlos Mansur Arida.

Para complementar o documentário foram entrevistados também o presidente do Tribunal de Alçada, juiz Josué Duarte Medeiros; o presidente da Associação dos Juízes Federais do Paraná, Friedmann Wendpap e os advogados René Dotti e Edson Abdala e o deputado Rafael Greca, entre outros nomes do mundo jurídico e da sociedade paranaense. O documentário “24 horas na vida de um juiz” deverá ser apresentado até o fim deste mês pela TV Justiça, Canal 8 da Net .

Voltar ao topo