Armador deixa Santa Catarina e opera no Porto de Paranaguá

O Porto de Paranaguá foi o escolhido pelo armador internacional OBC Forest, que operava nos portos de Santa Catarina, para ser a escala de seus navios para movimentação de carga no Brasil. A notícia foi dada nesta quinta-feira pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião.

“É mais um cliente do Porto de Paranaguá que traz novas oportunidade de empregos porque incrementa a utilização da mão-de-obra direta na operação portuária e aumenta a movimentação de produtos do segmento da carga geral”, comemorou o superintendente.
A escolha do armador, que tem seu centro de decisões dividido entre a Noruega e os Estados Unidos, tem uma explicação. “A OBC Forest optou por Paranaguá em razão da melhor infra-estrutura oferecida, principalmente com a grande área em torno do porto”, explica Roberto da Silva Brandão, gerente da Agência Marítima Oceanus em Paranaguá.

Escalas

As escalas dos navios do armador internacional estão marcadas para acontecer inicialmente uma vez ao mês. Mas, de acordo com Brandão, há possibilidade de essa linha fixar-se em Paranaguá definitivamente. Entre os principais destinos das embarcações estão a América do Sul (Porto de Paranaguá) e o golfo dos Estados Unidos.

No próximo dia 22 de julho, o navio “Thuleland” abrirá a seqüência de escalas, embarcando cerca de 15 mil toneladas de madeira com destino aos portos americanos. Para se ter uma idéia da importância das operações com carga geral, somente no embarque da madeira nesta abertura da escala serão empregados 360 trabalhadores.
Eduardo Requião destacou que a ampliação da movimentação de carga geral é meta do Porto de Paranaguá. “Vamos transformar Paranaguá e, especialmente, a Vila da Madeira, num pólo para operações com estas mercadorias”, revelou referindo-se à área destinada exclusivamente para recebimento e armazenagem de produtos do segmento.

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