Arlindo Chinaglia adia eleição para Conselho de Ética

O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), adiou para a semana que vem a eleição para escolher o novo presidente do Conselho de Ética. A eleição estava prevista para ocorrer nesta quarta-feira (28), mas o líder do PR, deputado Luciano Castro (RR), pediu para deixar para a próxima quarta-feira, dia 7 de março, a sessão que vai definir o novo presidente do Conselho.

"Pedi para adiar porque os partidos ainda não indicaram os deputados que vão para o Conselho", explicou Castro. Com o adiamento, o governo espera ganhar tempo para conseguir emplacar na presidência do Conselho um candidato de sua escolha e fiel ao Palácio do Planalto. Inicialmente o PT queria a presidência do Conselho de Ética. Mas deverá abrir mão do cargo para o PR, ex-PL. Parte da bancada petista resiste em apoiar José Eduardo Cardozo (SP) para o cargo por considerá-lo muito independente.

O deputado José Carlos Araújo (PR-BA) deverá receber o apoio dos petistas na disputa pela presidência do órgão. O atual presidente do Conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), é candidato à reeleição. "Estamos debatendo a alternativa de dar a presidência do Conselho para um outro partido aliado", admitiu ontem o vice-líder do PT, Maurício Rands (PE), ao deixar a reunião da bancada do partido. "Mas há uma ala do partido, na qual eu me incluo, que quer indicar um petista para o cargo", afirmou Rands.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo