Aprovada anistia para petroleiros demitidos por greve

O Plenário aprovou projeto que concede anistia a dirigentes, representantes sindicais e trabalhadores punidos por participação em movimento reivindicatório. O projeto beneficia principalmente funcionários da Petrobras que participaram de greve em 1995. O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), fez apelo ao governo para que seja ampliada a abrangência do projeto para beneficiar outros 530 petroleiros.

A senadora Heloísa Helena (PT-AL) também pediu a inclusão desses trabalhadores e para tal disse ser necessário aprovar projeto do então senador e hoje presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, em tramitação na Câmara. O senador José Agripino (PFL-RN) também pediu apoio à ampliação para beneficiar trabalhadores de seu estado.

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) saudou o projeto, lembrando que o movimento grevista teve importante papel na defesa da Petrobras. ?Nada mais justo que conceder anistia àqueles que, em momento difícil da política brasileira, tiveram coragem de realizar o movimento?.

Voltar ao topo