APP-Sindicato diz que portal premiado ajuda todos os professores

O presidente da APP-Sindicato, José Rodrigues Lemos, afirmou nesta terça-feira (1) que o prêmio nacional obtido pelo portal "Dia-a-Dia Educação" é uma homenagem aos professores do Paraná. "É uma ferramenta muito importante para o ensino público e particular do Paraná", afirmou. "Tenho conversado com diversos professores que têm produzido e aproveitado o material disponível no portal. Todos são unânimes em afirmar que o portal é realmente importante".

O Prêmio Nacional de Desburocratização Eletrônica foi entregue segunda-feira no Rio de Janeiro ao governador Roberto Requião e ao secretário da Educação, Maurício Requião. Concedido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o prêmio é um reconhecimento à importância e à qualidade do portal, criado pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e gerenciado pela Secretaria de Estado da Educação.

O portal foi desenvolvido em dezembro de 2003 e tem como principal característica o livre acesso aos conteúdos pedagógicos da rede estadual de ensino do Paraná. Através dele, é possível a troca de informações e o aprimoramento do conteúdo pedagógico entre professores. Para isso, atende professores, estudantes e aposentados das redes municipais, de outras redes estaduais e das redes particulares de educação.

Exemplo

Para a coordenadora da divisão de apoio e acompanhamento às Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs), Solange Rodrigues da Cunha, o portal está sendo de grande valia, pois ajuda na divulgação e nas ações da entidade. "O portal é um exemplo nacional e sabemos que alguns Estados têm a intenção de seguir o mesmo caminho", afirma.

Segundo Solange, o espaço que o portal oferece para alunos e professores faz com que eles desenvolvam e compartilhem suas idéias com a comunidade. "O portal é um mecanismo de informação fundamental para a melhoria na qualidade de ensino", finaliza.

De acordo com o presidente da APMF do Colégio Estadual São Paulo Apóstolo, Luiz Carlos Pinheiro, a criação do portal é um grande avanço para o ensino público. "A comunidade se sente privilegiada quando recebe o apoio de um departamento de Estado. É um processo democrático e vantajoso", ressalta.

A aluna Kristine de Souza Leite, do 2º ano do Ensino Médio, afirma que o portal contribui muito para o desenvolvimento escolar. "Nele é possível buscar sugestões de leituras, informações sobre a escola e ainda permite acesso à textos de alunos e professores", diz. "É um dos meus sites preferidos".

Cadastro

O secretário da Educação, Maurício Requião, informa que o portal já conta com cerca de 12 mil usuários cadastrados e tem registrados mais de 200 mil acessos. "É o segundo prêmio nacional obtido pelo portal", afirma. "O primeiro foi concedido no ano passado pelo governo federal pela implantação do Ambiente Pedagógico Colaborativo, sistema que permite a interatividade de professores, indicando textos, livros e sites de interesse de todos os educadores".

A nova premiação foi considerada pelo presidente da Celepar, Marcos Mazoni, como uma vitória da educação de qualidade. Mazoni disse que a universalização dos serviços de informação e de comunicação tem sido um dos principais pontos da melhoria da qualidade do ensino paranaense. "Mais do que tornar disponíveis os meios de acesso a estes recursos e a capacitação de usuários dos serviços da internet, o portal sobressai-se por tornar os professores também autores de conteúdos que circulam na rede", destacou.

Com base nesta perspectiva e na política de governo do Paraná, que prevê a implantação de no mínimo um computador em cada escola, o Portal Educacional Dia-a-Dia Educação beneficiará em breve todas as 2.037 escolas estaduais. As providências estão sendo tomadas através de uma parceria com a Copel, que está oferecendo sistema de fibras ópticas para acessos em alta velocidade. 

Voltar ao topo