Aposentados que continuam na ativa já podem sacar FGTS

Brasília – Os trabalhadores aposentados pela Previdência Social mas que continuam trabalhando na mesma empresa onde estavam quando solicitaram a aposentadoria já podem sacar, todos os meses, na Caixa Econômica Federal, o valor referente ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Na última sexta-feira (30), o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que a aposentadoria não acaba obrigatoriamente com o vínculo entre a empresa e o trabalhador.

Segundo o Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas, cerca de 4,2 milhões de trabalhadores devem ser beneficiados com o saque mensal do FGTS.

Para sacar o benefício, o aposentado deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal para dar entrada no pedido. ?Ele pode se dirigir a qualquer agência da Caixa portando carteira de trabalho, certidão de aposentadoria fornecida pela previdência oficial e um documento de identificação pessoal?, esclarece o Superintendente Nacional do FGTS, Nelson Antônio de Souza.

Quem recebe até R$ 600 de fundo de garantia e tem o Cartão do Cidadão pode sacar o valor nos postos de auto-atendimento da Caixa, sem precisar ir a uma agência e apresentar a documentação.

Qualquer beneficiário também pode, na primeira vez que for efetuar o saque, pedir um agendamento para que a Caixa disponibilize o FGTS nos caixas e terminais de auto-atendimento, sem precisar que ele compareça sempre a uma agência.

Voltar ao topo