Aposentados dão 180 dias para INSS recalcular benefícios

A Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas) vai propor um prazo de 180 dias para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recalcular o valor de todos os benefícios concedidos entre junho de 1977 e setembro de 1988 e de março de 1994 a fevereiro de 1997.  O valor inicial dos benefícios concedidos nesses dois períodos deixou de considerar os índices corretos de correção, o que deve elevar o valor da aposentadoria após a revisão.

Só depois do INSS revisar todos os benefícios é que a Cobap aceitará negociar com a Previdência um possível acordo de parcelamento do pagamento das diferenças de valores.

?Não podemos aceitar um parcelamento sem ter idéia do montante da dívida. Se a diferença for pequena, o parcelamento terá que ser feito num prazo curto. Se o valor for alto, podemos vir a negociar um prazo maior?, disse o presidente da Cobap, João Rezende Lima.

Ele espera se reunir com o ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, nesta semana para tratar do assunto. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo