Depois de investir mais de US$ 2,8 bilhões em obras para receber os Jogos Asiáticos deste ano, a cidade de Doha, no Catar, promete apresentar sua candidatura para receber os Jogos Olímpicos de 2016, e concorrer seguidamente até que seja escolhida pelo colégio eleitoral do Comitê Olímpico Internacional (COI).

continua após a publicidade

"Muitas metrópoles ainda não conseguiram, mas seguem tentando. Nós continuaremos nos candidatando, até ganharmos. E, se Deus quiser, venceremos de primeira", disse hoje o secretário-geral do Comitê Olímpico do Catar, Saud bin Abdul Rahman Al Thani. Apesar do gasto para receber os Jogos Asiáticos, estima-se que para a Olimpíada o valor do investimento seria bem maior, principalmente na estrutura hoteleira e de transportes do país.

Até o momento, Madri, Tóquio e Rio de Janeiro já anunciaram formalmente suas candidaturas – também devem concorrer Roma e Chicago, entre outras cidades. A escolha será feita pelo COI em setembro de 2009.

A Índia, que também falava em se candidatar a sede dos Jogos de 2016, agora fala em esperar até 2020 para apresentar a campanha de Nova Délhi. O secretário da Associação Olímpica indiana, Randhir Singh, afirmou que o prazo é necessário para aumentar as chances de vitória dos esportistas locais.

continua após a publicidade

"Devemos entrar no processo de escolha de sede dos Jogos Olímpicos de 2020, quando nossos atletas poderão mostrar seu verdadeiro potencial e aparecer na parte de cima do quadro de medalhas", afirmou o dirigente.