Apenas sete partidos atingem cláusula de barreira

Sete partidos com representação na Câmara cumpriram a cláusula de barreira, prevista na Lei dos Partidos Políticos, conforme cálculo preliminar feito pela Agência Câmara, com base nos resultados oficiais da eleição. São eles:
PT – 15,58%
PMDB – 15,12%
PSDB – 14,13%
PFL – 11,34%
PP – 7,42%
PSB – 6,38%
PDT – 5,40%

Os sete são os mesmos que teriam cumprido a exigência em 2002, caso a cláusula estivesse em vigor naquela eleição. Os percentuais se referem à quantidade de votos válidos para deputado federal apurados em todo o País.

O cálculo não é definitivo, porque a Justiça Eleitoral ainda não concluiu a apuração no Acre e no Amazonas. Como nesses dois estados já foram apurados mais de 99,9% dos votos, esse resultado não deverá alterar o cálculo.

Partidos que não atingiram a cláusula
Entre outros, os partidos que não atingiram a cláusula, ou seja, tiveram menos de 5% dos votos apurados para a Câmara e 2% dos votos válidos em pelo menos nove estados, são:
PTB – 4,89%
PPS – 4,04%
PV – 3,75%
PCdoB – 2,19%
Psol – 1,27%

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.