Aos amigos, tudo

O dublê de ministro do Trabalho e Emprego e presidente da executiva nacional do PDT, Carlos Lupi, condição que segundo a escorreita advertência formulada pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República, torna incompatível sua participação no ministério, mantém o cargo graças ao respaldo do silêncio obsequioso do presidente Lula.

A única razão do presidente é não perder, num momento de espantoso embaraço no Congresso, os votos de deputados e senadores rendidos à suspicácia pessoal de um dirigente guindado à presidência de um partido que hoje conserva, a não ser pela resistência de intimoratas personalidades como os senadores Jéferson Peres (AM) e Cristovam Buarque (DF), uma esquálida demonstração de compromisso com os ideais de Leonel Brizola, o grande líder de outrora.

Uma das acusações explícitas à atuação do ministro Carlos Lupi é a de que teria transformado o ministério em cabide de empregos para ex-dirigentes da Força Sindical. Tanto é verdade, que o secretário-geral da pasta (substituto eventual do titular) é o ex-deputado e presidente da citada central, Luiz Antonio de Medeiros, arqui-rival de Lula nas renhidas disputas sindicais em São Paulo, onde contrapôs à ação agressiva dos líderes dos metalúrgicos do ABC, o comportado e patronal sindicalismo de resultados.

O ministro do Trabalho teria, ainda, a seu favor um parecer técnico encomendado pelo governo à Advocacia Geral da União (AGU), com divulgação prevista para o final do mês, mas do qual já se antecipou não enxergar ?incompatibilidade ética? na duplicidade de funções de Carlos Lupi.

Aos amigos, tudo. Os incomodados que se mudem.

Voltar ao topo