Aos 37 anos, morre Gerson de Abreu

Morreu hoje, aos 37 anos, o ator Gerson de Abreu. O ator sofreu um enfarte fulminante às 11h30, em sua casa na cidade de Iguape, no litoral de São Paulo. Irreverente, o ex-vendedor de móveis teve sua primeira aparição na TV no extinto ?É Proibido Colar?, na ?Cultura?. Ele se destacou na platéia e acabou chamando a atenção da direção da emissora, que o convidou para trabalhar na casa, como repórter do programa ?Tempo de Verão?.  Depois veio o ?Caleidoscópio? e também ?Sábado Vivo?. ?Ele nunca teve problemas de saúde, sempre fazia exames e nunca teve pressão ou colesterol alto?, disse sua mulher, Patrícia. Pai de três filhos, Théo, de 7 anos, Paula, de 8, e Fernanda, de 11, ele encontrou, justamente com as crianças, a sintonia perfeita de sua carreira na TV. No terreno infantil começou manipulando bonecos no ?Bambalalão?, da ?Cultura?, onde permaneceu por 6 anos. Mas foi o ?X- Tudo?, entre 1991 e 1994, que lhe deu espaço e reconhecimento na TV. Contracenando com bonecos, Gerson ensinava experiências e receitas à criançada, sempre com bom humor e muita paciência.

A paixão pelo universo infantil fez o ator cursar faculdade de pedagogia e psicologia. Costumava brincar que trabalharia para as crianças até quando perdesse o ritmo delas ?Tenho medo de virar o tio babaca da TV?, dizia.

Em abril de 1995, foi parar na ?Record?, estrelando o infantil ?Agente G?. Foram dois anos no comando de um programa infantil de qualidade. Em 98, na mesma ?Record?, fez ?Vila Esperança?. Ele era o Ti Du, o proprietário de uma mercearia e que gostava de falar de cinema, teatro, fotografia e literatura.  Por falta de patrocínio, o programa encerrou carreira após um ano e meio de exibição.

Fissurado por TV, o ator tinha um projeto de um novo programa, o ?Condomínio da Alegria?, que estava sendo negociado com a TV a cabo.

Teatro – Decidido a interpretar o cantor Vicente Celestino, na peça ?Acorde Celestinos?, de Carlos Alberto Soffredini, o ator paulista chegou a se internar no spa Sorocaba. Estava disposto a emagrecer 50 quilos dos seus atuais 150. Um de seu maiores sucessos nos palcos foi ?Almanaque Brasil?, em 94, em que revivia a era de ouro do ráfio no Brasil.

A última peça de Gerson foi ?Gato Preto?, com Rosi Campos, que esteve em cartaz até junho e tinha a previsão de voltar em agosto. A comédia musical recriava o clima dos cabarés do fim do século 19 e início do 20, com roteiro do próprio grupo. O sucesso com musicais lhe rendeu um papel de radialista na minissérie ?Aquarela do Brasil?, na TV ?Globo?.

O diretor Fernando Gomes, de ?Ilha Rá-Tim-Bum?, era amigo de Gérson de Abreu desde 1986 e contracenou com o ator em ?Bambalalão? e ?X-Tudo?. ?Trabalhar com ele sempre foi muito divertido?, disse. ?Com ele, não havia mau humor nem cansaço. Era tudo muito fácil.?

O enterro será amanhã, às 10 horas, no cemitério de Iguape.

Voltar ao topo