Anvisa lança sistema para maior controle de infecção hospitalar

A partir de hoje, Dia Nacional de Controle de Infecção, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocará à disposição de hospitais, gratuitamente, o Sistema Nacional de Informação em Serviços de Saúde (Sinais). O sistema informatizado aprimorará o estudo do controle de infecção no país. As informações sobre infecção nos hospitais permitirão acompanhar e agir rapidamente na solução dos casos detectados. Até o momento, os sistemas disponíveis tinham que ser comprados pelos serviços de saúde, o que dificultava a obtenção de informações em âmbito nacional.

Representantes das vigilâncias sanitárias estaduais e de entidades da classe médica receberão hoje, durante o Seminário “Infecção Hospitalar no Brasil: conhecer para melhor prevenir”, no Hotel Gran Bittar, em Brasília, às 14h30, CD-Rom de instalação do Sinais. O programa também está disponível no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br)  para consulta e instalação.

Com o sistema, as informações sobre infecção hospitalar processadas pelos estados e municípios poderão ser repassadas à Anvisa por meio da internet e disquete. Elas servirão para o cálculo de índices de infecção hospitalar fidedignos.

Voltar ao topo