A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje a apreensão de todos os lotes da solução fisiológica Tropical (solução cloreto de sódio a 0,9%), produzida pela empresa Tropical Indústria e Comércio Ltda. Além de não possuir registro, o fabricante não tem autorização de funcionamento.

A Anvisa também determinou a interdição cautelar do lote nº 141/02-0 do soro Ringer com lactato de sódio, fabricado pela J.P Indústria Farmacêutica. O líquido do produto apresentou partículas de cor escura e, durante a análise laboratorial, foi detectado o crescimento de fungos, o que poderia comprometer o tratamento de pacientes. O lote nº 0474015 do antiinflamatório Dexametasona, do laboratório Teuto, foi interditado por apresentar teor do princípio ativo acima do especificado.

As empresas terão que providenciar a retirada dos produtos do mercado imediatamente. As vigilâncias sanitárias estaduais e municipais estão atentas ao cumprimento da determinação e punirão os estabelecimentos que venderem ou utilizarem os produtos. A Lei nº 6.437/77 prevê punições que vão de notificação a multas de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

continua após a publicidade

continua após a publicidade