Anvisa cria normas para manipulação de medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e outras 19 entidades ligadas à saúde e à defesa do consumidor, iniciaram um trabalho de revisão e atualização da legislação que trata da manipulação de medicamentos no país. De acordo com o gerente-geral de inspeção de medicamentos da Anvisa, Antônio Carlos Bezerra, a intenção da agência é estabelecer critérios que permitam tornar a manipulação de medicamentos mais segura e criar estratégias para o controle sanitário do cumprimento das novas regras.

Em entrevista ao programa NBr Manhã, tevê a cabo da Radiobrás, ele disse que os problemas se concentram hoje em produtos que tenham baixo índice terapêutico, que contêm substâncias que merecem uma atenção maior na sua manipulação. “O caminho que nós encontramos foi de fazer um amplo debate com a sociedade científica, entidades representativas das profissões envolvidas nesse tema, médicos e farmacêuticos que irão contribuir para que possamos aperfeiçoar esses mecanismos de controle”, disse.

Segundo ele, atualmente, no Brasil, existem cerca de cinco mil farmácias de manipulação que fazem esse tipo de preparação, abrangendo 10% do mercado de medicamentos em consumo no país. Ressaltou que, dentro desse contexto do trabalho de revisão da legislação, existe um consenso que impõe o consentimento do próprio paciente para que o médico possa orientá-lo no sentido de acompanhar o consumo desse medicamento. “Temos medicamentos antidepressivos, produtos que são utilizados também na área de cardiovascular, que são substâncias importantes e que de alguma maneira precisam desse monitoramento mais estreito”, afirmou.

Antônio Carlos Bezerra disse ainda que o Laboratório da Fiocruz enviou dados à Anvisa de que esses medicamentos, em alguns casos, contêm substâncias acima do que a dosagem preconiza.
“Houve inclusive um óbito, aqui no Distrito Federal, e isso intensificou o nosso trabalho para que haja um maior controle da manipulação desses produtos”.

O próximo passo, segundo ele, será a abertura de consulta pública das normas de revisão da legislação sobre a manipulação de medicamentos. Antônio Carlos Bezerra disse acreditar que, ainda no segundo semestre, o país poderá ter uma resolução atualizada. Ele salientou que os pacientes devem buscar que as farmácias de manipulação cumpram essas regras.

Voltar ao topo