Anvisa alerta para mensagem de antigripal na internet

Uma mensagem via e-mail tem causado confusão entre consumidores. Um médico de São Paulo alerta para a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de proibir a fabricação, distribuição e venda de medicamentos à base de fenilpropanolamina, substância usada principalmente em antigripais.

A mensagem lista uma série de medicamentos, como Naldecon, Bernadryl e Descon, amplamente utilizados pela população, inclusive por crianças. O e-mail também menciona a urgência do fato e o risco de morte por aqueles que estão usando a referida medicação. A Anvisa informa que a fenilpropanolamina está proibida desde de novembro de 2000.

Não há motivo para alarde e preocupação, uma vez que a agência já tomou todas as providências necessárias e a substância não faz mais parte do mercado farmacêutico brasileiro.

Na época, os fabricantes tiveram 30 dias para recolher os medicamentos que continham a substância. Os laboratórios que optaram por manter a marca comercial de seus produtos foram obrigados a modificar a fórmula e, portanto, retiraram a substância dos medicamentos em questão. A fenilpropanolamina, que foi associada a reações adversas nos Estados Unidos, como derrame cerebral, não existe mais no Brasil há dois anos e meio.

Voltar ao topo