ANP autoriza a construção de gasoduto no Nordeste

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis autorizou nesta quarta-feira (27) a Transportadora Meio Norte a construir o Gasoduto Meio Norte, que interliga Pecém (CE) a São Luís (MA), passando por Teresina (PI). A autorização, publicada no Diário Oficial da União, permitirá a implantação de um gasoduto de 948 quilômetros com capacidade de transporte de 5,035 milhões de metros cúbicos diários. O investimento previsto para o empreendimento é da ordem de R$ 2,3 bilhões.

Mês passado, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já havia concedido a licença de instalação para o projeto. Os empreendedores – os Estados de Maranhão e Piauí, a Petrobras e a Termogás – pleiteiam recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), encargo cobrado na tarifa de energia elétrica, para viabilizar o gasoduto.

Atualmente, o Maranhão não dispõem de gás natural e a distribuidora de gás canalizado local, a Gasmar, está em fase pré-operacional. Já a Gaspisa, do Piauí, as vendas não ultrapassam 70 mil metros cúbicos diários. Os empreendedores discutem a possibilidade de parte da oferta de 6 milhões de metros cúbicos da planta de GNL a ser instalada em Pecém ser disponibilizada para o novo gasoduto.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.