Ano do Brasil na França aumenta mais de 16% as exportações brasileiras

Segundo dados da Agência de Promoção de Exportações do governo federal (Apex/ Brasil), nos primeiros quatro meses de 2005, as ações de promoção comercial realizadas na França por conta do Ano do Brasil na França já estão gerando resultados. As exportações brasileiras para a França cresceram 16,7% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando US$ 782 milhões.

Em 2004, a França foi o 10 destino de produtos brasileiros. As vendas para aquele país totalizaram US$ 2,189 milhões ? 27,6 % a mais que em 2003 -, equivalentes a 2,3% do total de exportações brasileiras. "Há um potencial de crescimento muito grande. Nossa ação tem como objetivo criar o hábito de consumo de produtos brasileiros e criar uma corrente de exportação permanente", afirma a diretora de Inteligência Comercial da Apex, Lilia Miranda.

André Midani, comissário do Brasil para o ano do Brasil na França, também é otimista quanto aos resultados das comemorações que acontecem durante todo o ano em solo francês. "Os franceses estão num entusiasmo com o Brasil que jamais poderíamos supor", diz Midani. "Desde o princípio, quando inauguramos o ano na França, houve um interesse imenso da imprensa francesa. Várias revistas fizeram edições especiais mostrando quem é este Brasil mais moderno, esta potência que está chegando. E os metrôs de Paris estão repletos de cartazes sobre as ações comerciais nas grandes redes", conta o comissário brasileiro. "Estamos usando as atividades culturais para entrar no país", sintetiza.

Midani destaca, ainda, o significado do convite feito ao presidente Luis Inácio Lula da Silva para que participe dos festejos de 14 de julho. As tropas brasileiras foram convidadas a desfilar com as tropas francesas ? o que só aconteceu outras 3 vezes na história. "Isso mostra a importância geopolítica que a França está dando para o Brasil. Tudo isso deve ter um impacto cultural imenso e deve render inúmeros acordos comerciais", avalia.

A Printemps, sofisticada rede de lojas de departamentos francesa, realizou de 7 de abril a 7 de maio o projeto "Frénétique Brésil", que levou a todas as lojas de Paris e de outras 18 cidades francesas produtos dos setores de moda masculina e feminina, cosméticos, jóias e bijuterias brasileiros. Exposições, workshops, aulas de dança e degustação de produtos e serviços integraram a temporada de promoção comercial do Brasil, realizada em parceria com a Apex.

A rede Casino, por sua vez, dando continuidade à parceria com o Grupo Pão de Açúcar, promovendo a venda de 220 produtos brasileiros em 3.207 lojas – o equivalente a R$ 100 milhões em exportação (cinco vezes mais que em 2004, quando os produtos brasileiros foram oferecidos em 664 lojas). Entre os produtos oferecidos estão alimentos, utilidades domésticas, têxtil e móveis, a maioria fornecida por pequenas e médias empresas.

O Carrefour, por sua vez, estima que fará vendas totais superiores a U$ 42 milhões. Comercializa produtos de mais de 60 fornecedores brasileiros em 746 lojas. Os setores são móveis, têxtil, frutas alimentos em geral (palmito, pão de queijo, guaraná em pó, coco e derivados, pimentas, feijão e outros), artesanato, cerâmica, pedras brasileiras, pescados, carne, orgânicos, bebidas (guaraná, cerveja, cachaça, café), flores exóticas e calçados. Estão previstas ações promocionais de degustação e eventos como show de modas e capoeira dentro das lojas.

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