Annan vai ao Rio para velório de Vieira de Mello

O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, confirmou presença no velório do brasileiro Sergio Vieira de Mello, representante especial da ONU no Iraque, amanhã, no Rio de Janeiro. Ele chegará amanhã, às 8h, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também informou que participará da cerimônia que ocorre na prefeitura do Rio de Janeiro, em Botafogo (zona sul da cidade).

O avião da Força Aérea Brasileira que transporta o corpo do brasileiro, vítima terça-feira num atentado contra a sede das Nações Unidas em Bagdá, chegou na noite desta sexta-feira a Genebra, a caminho do Rio de Janeiro e deve chegar à Base Aérea do Galeão entre 8h e 9h da manhã. Antes de seguir para o Palácio da Cidade, sede social do governo do Rio de Janeiro, o cortejo receberá as honras militares na base aérea.

O avião, um Boeing 707, procedente de Bagdá, pousou às 20h35 locais, no aeroporto de Cointrin, o tempo necessário para o embarque da mulher de Sérgio Vieira de Mello, de nacionalidade francesa, e de seus dois filhos. Na escala, o avião deixou o corpo da chefe de gabinete de Mello, a egípcia Nadia Yunes, que também morreu. Também acompanha o féretro o Alto Comissário adjunto da ONU para os direitos humanos, Bertrand Ramcharan, que prestou, em Bagdá, uma emocionada homenagem a Sérgio. (Com informações do Terra)

Voltar ao topo