Aneel retoma em abril processo de revisão de tarifas

Rio – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) retomará em abril o processo de revisão das tarifas das distribuidoras de energia elétrica, após concluir o primeiro ciclo este mês. Pelas normas da agência reguladora, além da revisão anual, há uma avaliação de mais longo prazo, na qual são analisados de forma mais profunda os custos da empresa e a evolução do mercado da distribuidora no período, conforme prevê a Nota Técnica 122

A primeira distribuidora a ser avaliada será a Coelce, do grupo espanhol Endesa, que atua no Ceará. Outras seis empresas iniciarão o processo este ano, entre elas quatro de São Paulo. A Eletropaulo, que atua na região metropolitana, começará em julho, enquanto três distribuidoras que atuam no interior (Elektro, Bandeirantes e Piratininga) serão avaliadas a partir de agosto e outubro. As outras distribuidoras com análise prevista para este ano são a Escelsa (Espírito Santo) e a Celpa (Pará)

O maior número do processos deverá ser iniciado no ano que vem, com 32 empresas. O processo de revisão de cada distribuidora demanda até 12 meses para ser concluído e só deverá ser encerrado em 2007. Um dos pontos mais delicados dessa revisão é o chamado "fator X", em que o órgão regulador discute os ganhos de produtividade da empresa no período.

Voltar ao topo