Andy Warhol ficará 10 dias no MuMA, em Curitiba

A Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com o Bank Boston, promove a partir desta quinta-feira (06)até o dia 16 de fevereiro, no MuMA ? Museu Metropolitano de Arte, uma exposição de trabalhos do artista plástico americano Andy Warhol.

Pela primeira vez a arte de Andy Warhol, reunida em uma mostra única, aporta no Brasil, sendo Curitiba, a Capital Americana da Cultura 2003, a cidade escolhida para recebê-la.

São 15 serigrafias, intituladas ?Flora & Fauna?, que pertencem à Fundação Bank Boston e percorrem o mundo divulgando um estilo considerado síntese da Arte Pop e ícone do século XX.

Até hoje, no Brasil, os trabalhos de Warhol só puderem ser apreciados na composição de acervos. Agora, a exposição ?Flora & Fauna?, com obras de um período abrangente (das décadas de 1970 e 1980), permite uma visão da produção do artista que como nenhum outro gerou emoções antagônicas, revolucionou conceitos e provocou questionamentos.

Vinda do Uruguai, a mostra permanece por dez dias em Curitiba e depois segue para São Paulo e Rio de Janeiro, devendo estar no México no dia 26 de março.

A exposição no MuMA, que abre às 20h desta quinta-feira (06), também promove o encontro entre esse recorte da produção do artista e a obra ?The Shadow?, auto-retrato em serigrafia de Andy Warhol (1981 ? realizada em pó de diamante), pertencente ao acervo da Fundação Cultural de Curitiba e que foi exposta pela última vez em 2000, no Museu da Gravura Cidade de Curitiba.

Voltar ao topo