Anatel anuncia reajuste de 6,99% no preço de ligações celulares

A partir da semana que vem ficará mais caro usar celulares pós-pagos. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou hoje reajuste médio de 6,99% para ligações de celulares para celulares, fixos para celulares e vice-versa.

O reajuste será destinado a celulares que operam pelo Plano básico, que são apenas 920 mil em um universo de 46,3 milhões. Ficam de fora usuários de planos alternativos e os 35,3 milhões que possuem um pré-pago.

O presidente da Anatel, Pedro Ziller disse que o reajuste foi negociado com as empresas e negou qualquer atrito com o Ministério da Fazenda. ?A Fazenda foi notificada hoje porque todo processo de negociação foi feito entre a Anatel e as empresas?, disse.

Ziller considera que foi uma boa negociação. ?Eu acho que foi um bom índice. Foi um índice que contempla as empresas, que contempla o consumidor, enfim contempla o Brasil, contempla o povo brasileiro?, afirmou.

A correção foi feita com base no Índice Geral de Preços ? Disponibilidade Interna (IGP ? DI), que, no acumulado dos últimos 12 meses, chegou a 7,67% das chamadas de fixo para celular e 10,58% das chamadas de móvel para móvel e móvel para fixo. O índice está previsto nos contratos de concessão das empresas.

A Anatel publicará a decisão na segunda-feira no Diário Oficial da União. As empresas terão dois dias para publicar o aumento em jornal de grande circulação. A partir daí, o reajuste passa a valer para o consumidor.

Voltar ao topo