Amistoso entre Brasil e Haiti terá segurança de 1.800 homens

De acordo com o ministro Paulo César Vasconcelos, do Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Porto Príncipe logo no início da manhã do dia 18, data em que acontece o amistoso entre as seleções de futebol do Brasil e do Haiti. Antes de assistir ao jogo, Lula deverá visitar as tropas de paz brasileiras e terá encontros com o presidente e o primeiro-ministro do Haiti.

Vasconcelos informa que o presidente Lula deverá cumprimentar todos os jogadores no gramado do estádio, antes do jogo. O presidente Lula estará acompanhado dos ministros da Defesa, José Viegas, dos Esportes, Agnelo Queiroz, e de Relações Exteriores, Celso Amorim.

O diplomata explicou ainda que o esquema de segurança já foi definido. Durante o jogo, haverá a presença de 800 soldados brasileiros e 1.000 soldados haitianos. Os jogadores do Brasil poderão ser vistos pela população de Porto Príncipe.Assim que chegarem à cidade, vão passar pelas principais ruas em carros blindados.

O Ministério dos Esportes vai disponibilizar oito telões nas principais ruas de Porto Príncipe e dezenas de aparelhos de televisão também serão colocados em pontos estratégicos. A medida objetiva que todos possam assistir ao amistoso: a capacidade do estádio é de 13 mil pessoas, para uma população local de 2 milhões.

Após o jogo, soldados brasileiros da força de paz vão distribuir aparelhos de televisão, camisetas, bolas, cartazes e brindes. A idéia é que a população não se esqueça do chamado “jogo da paz”.

Voltar ao topo