Amazônia debaterá conseqüências de incêndios florestais

A Comissão da Amazônia, Desenvolvimento Regional e Integração Nacional realizará audiência pública para debater as causas e conseqüências de incêndios na floresta amazônica.

A autora do requerimento, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), informou que a imprensa divulgou, recentemente, estudo que aponta ser o Mato Grosso o campeão mundial de incêndios florestais. Segundo a deputada, o estudo comprova que o estado é o lugar com maior número de queimadas no planeta e que a maior parte desse fogo vem da derrubada da mata.

Destruição

De acordo com Perpétua Almeida, esses incêndios, além de destruírem a biomassa (matéria de origem vegetal utilizada como fonte de energia) e causarem "irreparáveis danos" ao meio ambiente, provocam a liberação de fumaça que se alastra por outros estados da federação.

"Em anos anteriores, a quantidade de fumaças levou o governo do Acre a decretar estado de emergência, provocando também gastos com tratamento médico para idosos e crianças", lembrou.

Convidados

Serão convidados para o encontro um representante do governo de Mato Grosso, um representante do Ministério do Meio Ambiente e o pesquisador Douglas Morton, que realiza estudos sobre o tema.

Voltar ao topo