Amaral reclama do protecionismo americano

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, criticou o sistema protecionista dos Estados Unidos, durante o encontro que teve na tarde de hoje (23) com a vice-diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Anne Krueger. Segundo seus assessores, Amaral entregou a Krueger um documento com lista das sobretaxas aplicadas pelos EUA a vários produtos brasileiros, como suco de laranja, álcool etílico, produtos têxteis e aço.

O ministro entregou também uma tabela comparando os custos de produção do Brasil com os dos EUA no complexo soja, carne de frango e aço. De acordo com assessores, o objetivo de Amaral foi demonstrar que o Brasil é competitivo e pode aumentar suas exportações se forem retiradas as barreiras norte-americanas.

Ainda de acordo com os assessores de Amaral, Anne comentou que tem um conhecimento genérico desses dados.

Amaral e Anne conversaram superficialmente sobre as negociações entre Mercosul e Organização Mundial do Comércio (OMC) e entre Mercosul e União Européia, além das negociações para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

Durante o encontro, segundo o relato, Anne se mostrou interessada na sucessão presidencial no Brasil e perguntou se os candidatos têm propostas sobre comércio exterior. Amaral informou a ela que todos os candidatos têm propostas para a área  cada um dentro da sua visão.

No encontro, que durou 45 minutos, o ministro fez uma exposição rápída sobre a atual política de comércio brasileira nas áreas de promoção comercial e agregação de valor, além de ter feito um relato sobre o funcionamento dos fóruns de competitividade. Amaral ressaltou o esforço do governo em desonerar as exportações. Ele mencionou o projeto de lei que está no Congresso Nacional, alterando a cobrança do PIS e da Cofins, além das negociações sobre a Lei Kandir, que prevê a desoneração do ICMS.

Voltar ao topo