Amaral: Brasil e China iniciam negociações comerciais em agosto

O Governo brasileiro deve iniciar as negociações de um acordo de livre comércio com a China no próximo mês, informou hoje o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, embaixador Sergio Amaral. De acordo com ele, as discussões serão conduzidas pelo secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério, Reginaldo Arcuri, que viaja para
a China e Índia no dia 14 de agosto.

O assunto foi discutido hoje em reunião com o embaixador da República Popular da China no Brasil, Wan Yongxiang, que deixa o posto no próximo dia 5. “No meu ponto de vista, o importante é que o embaixador indicou o interesse do governo chinês em explorar conosco uma negociação de livre comércio”, ressaltou.

“Achamos o desenvolvimento comercial entre a China e o Brasil nos últimos anos favorável e queremos adotar medidas concretas para acelerar ainda mais esse crescimento”, disse Yongxiang, após audiência com Sergio Amaral. 

Serão definidos, durante a missão, os setores a serem contemplados no acordo e, se possível, estabelecido o cronograma de negociações. “Estamos nos preparando para uma negociação que será dura, dentro da idéia de reciprocidade. Só abriremos o nosso mercado se houver uma correspondência no que diz respeito às concessões que nos serão feitas”, destacou Amaral.

Segundo ele, a China tem se revelado um importante mercado para o Brasil.
Somente no ano passado, as vendas brasileiras para a China cresceram 75% e
atingiram US$ 1,9 bilhão.

Os entendimentos entre a Embraer e a empresa chinesa Avic 2 para abastecer o mercado na China também estão “prosperando”. A associação entre as duas empresas pode gerar, a curto prazo, a produção de aproximadamente 40 aviões.

A médio prazo, a demanda estimada no mercado chinês é de 400 unidades, o que, na avaliação do ministro, representa um salto nas perspectivas de exportações da Embraer. (MDIC)

Voltar ao topo