Alves diz que para Lula, acordo de sexta não existe mais

O líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), contou que presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na reunião de hoje do Conselho Político, que o acordo fechado com os controladores de vôo "não existe mais". O acordo foi fechado nas negociações que entraram pela noite de sexta-feira e madrugada de Sábado e encerrou a greve com que os controladores de vôo paralisaram todos os aeroportos do País.

"Pressionado pelas circunstâncias, diante da situação de quase calamidade nos aeroportos, ele (lula) tomou a decisão (de fazer o acordo)", disse Alves. "Claramente, aquele acordo não tem mais. A questão vai ser resolvida sob o comando absoluto da Aeronáutica", acrescentou o líder, reproduzindo às informações apresentadas pelo presidente na reunião do Conselho Político, no Palácio do Planalto, da qual participaram os presidentes dos 11 partidos aliados, líderes e outros parlamentares.

Ainda de acordo com Alves, o presidente Lula explicou no encontro que, quando estava em Washington, a preocupação dele era com as famílias que estavam nos aeroportos, mas que, chegando ao Brasil, foi informado das implicações da quebra de hierarquia e decidiu dar prioridade às atribuições do comando militar.

"É fundamental preservar a ordem e a hierarquia na Aeronáutica", continuou Alves. O líder disse não ter idéia do que poderá acontecer se os controladores não aceitarem a subordinação à Aeronáutica. "Se os controladores decidirem ir para o confronto, será grave. Serão demitidos, e não há substitutos", observou. "Nesse caso, deverá ser feito algum plano", disse Alves, acrescentando que tudo vai depender das negociações iniciadas hoje pelo ministro Paulo Bernardo (Planejamento) com os controladores.

Voltar ao topo