Alunos do Estadual levarão ?caderno digital? para aula

A lista de material escolar de 40 alunos do primeiro ano do ensino médio da rede pública paranaense contará com um novo, e moderno, item: o ?caderno digital?. Desenvolvido pela TWT Embedded Solutions em parceria com o governo do Paraná, o computador portátil batizado ?Caderno Digital? será emprestado até o fim do ano aos estudantes do Colégio Estadual do Paraná, no centro de Curitiba, e poderá ser utilizado como ferramenta de ensino, caso o projeto experimental seja bem-sucedido.

?O objetivo era desenvolver um microcomputador portátil que pudesse ser utilizado na escola, em conexão à intranet, e ser levado para a casa do aluno, beneficiando assim toda a família?, diz o diretor da TWT, Rawlinson Peter Terrabuio.

A concepção do Caderno Digital demandou investimentos de US$ 500 mil, divididos entre a empresa e o governo estadual, por meio do Centro de Integração de Tecnologia do Paraná (Citpar). ?Tivemos de pensar ainda em um equipamento de baixo custo, cuja adoção fosse viável?, acrescenta o executivo.

Por enquanto, a expectativa é de que cada máquina, dotada de placa-mãe padrão PC 104 e sistema operacional Linux, seja comercializada pelo equivalente a US$ 350. ?O valor ainda depende da demanda, já que em escala podemos produzir os equipamentos a custos mais baixos e de algum incentivo fiscal?, justifica Terrabuio.

Voltar ao topo