Alunos de Curitiba participam de encontro nacional de Hip Hop

Integrantes do New Style, grupo de Hip Hop formado por alunos da escola municipal Caic Bairro Novo, vão a São Paulo participar da Batalha Final 2005, uma das competições mais populares da cultura do rap, do break e do grafite. O encontro será nos dias 27 e 28 de agosto e contará com a participação de grupos de diferentes cidades brasileiras.

Os alunos municipais Wilmar Rocio, Ezequiel Vieira, Cleverson Paes, Willian Roger, Everton Antonio, Carlos Eduardo Santos e Alexsander Silveira que é ex -aluno da escola e um dos fundadores do New Style, contarão com apoio da Secretaria Municipal da Educação para apresentar para o resto do país a iniciativa que nasceu nos pátios da escola.

"Queremos torná-los protagonistas e mostrar-lhes o quanto eles são capazes de ser reconhecidos por meio de atividades ligados à educação, arte, cultura e esporte", disse a secretária municipal da Educação, Eleonora Fruet.

Grafitagem

O grupo New Style começou quando a pedagoga da escola, Deusdeth Cresto percebeu que a dança e a grafitagem eram elementos capazes de reunir meninos e meninas na escola. Mesmo aqueles que não freqüentavam as aulas, passaram a procurar a escola para encontrar com colegas e ensaiar letras e coreografias.

"A escola abriu as portas para os meninos e meninas que descobriram no hip hop uma forma de manter o vínculo com a educação", conta com orgulho a pedagoga. O grupo foi ganhando novos adeptos e em pouco tempo os participantes montaram um curso, no pátio do Caic Bairro Novo, para ensinar os interessados.

A Escola de Hip Hop tem hoje quatro professores e mais de 30 alunos. As aulas acontecem às quartas e sextas-feiras, das 17h30 às 19 horas, no pátio coberto do colégio.

O sucesso dos New Style ultrapassou os portões da escola. O grupo passou a ser chamado para participar de eventos públicos e é uma das sensações do Comunidade Escola, programa que mantém as escolas abertas nos finais de semana com a oferta de dezenas de atividades para a comunidade.

Os integrantes do grupo, chamados de B.Boys levam na bagagem a vontade de dividir experiências e trocar informações com os demais grupos de hip hop do país. Segundo Carlos Eduardo Santos, responsável pelas letras das músicas do New Style, o grupo sairá enriquecido do evento.

"Estamos treinando muito para mostrar nossa coreografia para grupos de todo o país. O mais importante será a troca de informações e a oportunidade de aprender com pessoas de outras regiões", disse Carlos Eduardo.

Voltar ao topo