Os alunos da 4ª série do ensino fundamental das escolas estaduais do Paraná obtiveram o melhor desempenho em Matemática e o segundo melhor em Língua Portuguesa entre os alunos das redes públicas – estaduais e municipais – de todo o país, segundo avaliação feita pelo Ministério da Educação na chamada ?Prova Brasil?. As escolas estaduais paranaenses ficaram com média de 199,21 em Matemática e 189,79 em Português. As notas médias, no Brasil, foram respectivamente de 179,98 e 172,91.

continua após a publicidade

A ?Prova Brasil? mediu os conhecimentos de Português e Matemática de mais de dois milhões de alunos da 4ª série de todo o Brasil, de escolas públicas estaduais e municipais urbanas. Os resultados foram divulgados pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e estão disponíveis no ?site? do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP (www.inep.gov.br), escola por escola.

A ?Prova Brasil? também avaliou os conhecimentos de Português e Matemática de 1.372.851 alunos da 8ª série dos colégios públicos. As escolas estaduais paranaenses alcançaram a quarta melhor colocação em Matemática, com nota média de 247,50 ? praticamente empatando com as escolas de Santa Catarina e Distrito Federal – e o sétimo melhor desempenho em Português, nota 227,15, com diferença de poucos pontos para os melhor avaliados. As notas médias do Brasil foram de 224,0 para Português e 237,46 para Matemática.

Melhora o desempenho

continua após a publicidade

Os resultados da ?Prova Brasil? mostram uma melhoria no desempenho dos estudantes paranaenses da rede estadual, nas duas séries do ensino fundamental avaliadas. Em 2001, por exemplos, a nota média em Português, na quarta série, foi de 180,1 ? saltando para 189,79 na avaliação mais recente. Nesse mesmo período, a nota média de Matemática dos alunos da 4ª série subiu cerca de cinco pontos. Já as notas médias dos alunos de Matemática da 8ª série subiu de 240 para 247,50 pontos, e o desempenho global do estado nessa disciplina saltou da sexta para a quarta melhor colocação do país.