Alunos da UFPR protestam contra projeto de reforma universitária

Alunos, professores e servidores da UFPR realizaram hoje pela manhã um ato público em frente à sede da instituição, na Praça Santos Andrade, em Curitiba. O objetivo era combater a reforma universitária, que será apresentada hoje no Congresso Nacional, em Brasília (DF).

Segundo os manifestantes, a reforma visa a privatização da educação superior no País, atende a interesses comerciais e não tem como finalidade principal a produção de conhecimento dentro das universidades públicas.

Os participantes do ato são a favor de um reajuste salarial imediato de 50% a professores e servidores públicos federais; isonomia salarial entre servidores ativos e aposentados; incorporação definitiva de gratificações dadas à título de produtividade e “consideradas discriminatórias” aos salários de todos; repasse de uma quantidade maior de verbas às instituições de ensino; além de contratação emergencial de novos professores.

No final da manhã, estudantes, servidores e professores deixaram a praça Santos Andrade e seguiram em direção à Boca Maldita, percorrendo trechos da rua XV de Novembro e Marechal Deodoro. (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo