Cerca de 200 alunos das escolas municipais Papa João XXIII, Durival de Brito e Silva e Omar Sabbag participaram na tarde desta terça-feira (26) de uma eleição simulada, na sede do Tribunal Regional Eleitoral, em Curitiba. A simulação faz parte do projeto "Eleições Limpas", da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). "O projeto permite trabalhar com conceitos ligados à cidadania e à democracia, para preparar os jovens que daqui a quatro, cinco anos terão de votar em seus representantes políticos", disse a secretária municipal da Educação, Eleonora Fruet.

continua após a publicidade

Antes da votação, os alunos participaram de atividades em sala de aula, e receberam um gibi do cartunista Ziraldo, que trata da "Operação Eleições Limpas". Assim como na história dos quadrinhos, com o personagem Menino Maluquinho, as crianças tiveram de votar no animal símbolo da escola (boto, coruja ou leão). "Com a eleição, a gente pode avaliar se os alunos entenderam os princípios éticos que envolvem a escolha. Na história do Ziraldo, por exemplo, os partidários do leão oferecem sorvete para quem aderir à campanha", explicou o vice-presidente da AMB, juiz Roberto Portugal Bacellar.

O resultado da eleição, a propósito, foi um empate entre o boto e a coruja, o que levou a disputa para o segundo turno. "Criança que brinca de votar aprende que votar não é brincadeira", acrescentou Bacellar, citando o lema do projeto.

Camila Kaiser, de 14 anos, aluna da escola municipal Durival de Brito e Silva, disse que aprendeu a votar corretamente e as lições vão ajudar bastante quando chegar o momento de escolher um candidato em uma eleição de verdade. Ainoan Arlindo, de 14 anos, da mesma escola, concorda. "A gente aprendeu sobre os prós e os contras de cada candidato. E também a cobrar depois das eleições", afirmou. "Eleição não pode ter corrupção. Candidato não pode trocar ou comprar voto", acrescentou Felipe Lima, 13 anos, da escola Papa João XXIII.

continua após a publicidade

Além dos alunos, participaram da votação professores e representantes dos nove núcleos regionais da Secretaria Municipal da Educação. Nesta semana, a última antes das eleições de 1 de outubro, serão distribuídos 10 mil exemplares do gibi "Operação Eleições Limpas". Além desse projeto, os alunos da rede municipal de ensino participam de outras três iniciativas ligadas ao tema: Eleitor do Futuro (em parceria com o TRE, em que se trabalha a volta dos grêmios estudantis nas 11 escolas de 5ª a 8ª séries); Justiça se Aprende na Escola (em parceria com o Tribunal de Justiça, que oferece noções de como funciona o Judiciário); e o Jovens Governantes (em parceria com o portal Cidade do Conhecimento, que promove a discussão de problemas locais com os alunos).