Alunos agem contra pichação nas escolas

Alunos de escolas municipais e estaduais estão agindo contra as pichações nos muros dos colégios. Incentivados pela campanha da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB), os estudantes limpam os vestígios que os pichadores deixaram na escola. Eles também ajudam a limpar os muros dos vizinhos e da comunidade do bairro. Hoje foi a vez das mil crianças da Escola Estadual Gelvira Correa Pacheco, na Barreirinha, em Curitiba.

Estela Rohde, coordenadora da campanha, explica que a visita em cada escola tem duração de dois dias. Na primeira etapa, os alunos assistem palestras e recebem informações sobre as pichações.

A coordenadora expõe que é necessário um trabalho de educação para inibir a vontade de fazer pichações. De acordo com ela, essa manifestação era ligada às classes pobres. Mas a vontade de infringir a lei também desperta o interesse dos alunos de classe média.

Com essa abordagem, a campanha ajuda a direção da escola a realizar outros trabalhos de conscientização. ?A escola também está fazendo uma campanha contra a violência porque a pichação está ligada a isso?, comenta Carmem Rosário de Freitas, coordenadora pedagógica do estabelecimento de ensino. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo