A McLaren ignorou o favoritismo da Ferrari e fez a primeira dobradinha da temporada da Fórmula 1 neste domingo (8), no Grande Prêmio da Malásia. Fernando Alonso passeou no circuito de Sepang e conquistou sua primeira vitória pela equipe inglesa, seguido do companheiro de equipe Lewis Hamilton e de Kimi Raikkonen, da Ferrari. Felipe Massa, que largou na pole position, chegou na quinta colocação.

Com o resultado na Malásia, Alonso assumiu a liderança do campeonato com 18 pontos – foi o segundo colocado na primeira etapa do ano, na Austrália. Vencedor em Melbourne, Raikkonen vem logo atrás, com 16, dois a mais que Hamilton. Massa é o quinto, com sete pontos. No Mundial de construtores, a McLaren já abre 10 pontos (32 a 22) da Ferrari, considerada entre todos os pilotos a equipe com o melhor carro de 2007.

O triunfo da McLaren em Sepang começou logo na primeira curva. Massa largou mal e perdeu posições para Alonso e Hamilton. Na terceira tentativa de ultrapassagem ao inglês, na quinta volta, o brasileiro passou do ponto em uma freada, passeou na grama, e foi ultrapassado por Raikkonen e Nick Heidfeld, da BMW. Apático, não teve forças para reagir.

Sensação deste início de temporada, Hamilton conseguiu segurar Raikkonen e serviu de escudo para Alonso, que não demorou a abrir larga vantagem. Rubens Barrichello fez uma boa corrida de recuperação com sua problemática Honda. Como trocou de motor no treino oficial, largou em último lugar. Fez algumas ultrapassagens e chegou em 11.º, logo à frente do companheiro de equipe Jenson Button, que saiu em 14º.