ALL tenta normalizar tráfego de trens após acidente em Ortigueira

A empresa América Latina Logística (ALL) está construindo um desvio de 250 metros, para que o tráfego de trens possa ser restabelecido na região de Ortigueira, no Paraná, onde uma composição de dezenove vagões carregados com açúcar, álcool e óleo diesel saiu dos trilhos e pegou fogo.

A ALL, que administra a ferrovia, informou que dezoito vagões saíram ontem dos trilhos e em dezesseis deles havia pelo menos 480 mil litros de combustíveis (álcool e diesel). A carga está avaliada em cerca de R$ 450 mil. O fogo queimou 10 mil metros quadrados de vegetação rasteira, o equivalente a um campo de futebol, segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

A área atingida pertence à reserva indígena Queimadas, onde vivem 400 caingangues. Nenhum índio estava por perto na hora do acidente, mas a comunidade alega que terá prejuízos na área que estava sendo preparada para plantio. Segundo o cacique Antonio Vitoriano, a situação será avaliada e não está descartado um pedido de indenização.

De acordo com os técnicos, o descarrilamento pode ter acontecido por causa de um rompimento nos trilhos provocado pela mudança brusca na temperatura. A empresa abriu sindicância para apurar as causas do acidente e o laudo deve ficar pronto em 30 dias.

Voltar ao topo