ALL será autuada por acidente com trem em Ortigueira

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) definiram hoje, após uma reunião em Curitiba, que serão encaminhadas por enquanto três autuações para a América Latina Logística (ALL), empresa responsável pelo trecho onde ocorreu ontem o acidente com 18 vagões e duas locomotivas na cidade de Ortigueira. Poluição do ar, queima da vegetação local e infiltração de álcool e óleo diesel no solo foram os primeiros danos apontados pelas entidades.

Na tarde de hoje, segundo o diretor-presidente do IAP, Rasca Rodrigues, os vagões de álcool começaram a ser retirados do local. Os vagões com óleo diesel e açúcar serão os próximos. “Estamos calculando junto com o Ibama, porque se trata de uma área federal, os prejuízos totais com o acidente. Aguardamos os últimos levantamentos para chegarmos a um panorama final”, diz.

Cerca de oitenta pessoas continuaram hoje os trabalhos no quilômetro ferroviário 466, em Ortigueira. O incêndio provocado na região já está contido. A ALL, responsável pelo trecho ferroviário, informou que os técnicos da empresa passaram a noite trabalhando na construção de um desvio de 250 metros do trecho onde aconteceu o acidente.

Desde às 8h30 a única ligação ferroviária entre o Norte ao Centro-Sul do Paraná voltou a funcionar. A assessoria da ALL confirmou também que em no máximo 20 dias, todos os vagões já estarão totalmente retirados do trecho. A demora deve ocorrer por causa dos restos de combustíveis que ainda permaneceram nos vagões após o incêndio. (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo