Alfabetizadores recebem treinamento em Faxinal do Céu

Com o objetivo de preparar novos professores que irão atuar no Programa Paraná Alfabetizado, o Departamento de Jovens e Adultos (DEJA), da Secretaria de Estado da Educação, promove entre os dias 08 a 14 de agosto o Curso de Formação de Alfabetizadores, em Faxinal do Céu. O evento formará cerca de 460 professores que ensinarão a ler e a escrever a aproximadamente 40 mil jovens, adultos e idosos cadastrados na Campanha.

O Programa, realizado em parceria com o governo federal, tem a finalidade de diminuir o índice de analfabetismo no Estado, que segundo o último censo do IBGE, atualmente gira em torno de 650 mil pessoas. As aulas de alfabetização começaram nesta semana em cerca de 266 municípios do Paraná.

No sentido de suprir a demanda do Programa Paraná Alfabetizado, a Secretaria da Educação efetivou, além das turmas de alfabetização nas escolas estaduais, parcerias com municípios, igrejas, empresas, associações comunitárias e instituições de todo o Estado. Para ministrar aulas nas 2.300 novas turmas formadas, que se encontram em sua maioria em municípios com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), com taxa de analfabetismo acima de 18%, a Secretaria da Educação oferece aos professores interessados em alfabetização uma bolsa-auxílio de R$ 120 e mais R$ 7 por aluno em sala de aula, sendo que o limite máximo é de 20 alunos em cada sala de aula. Os professores convocados estão atuando como agentes colaboradores, sem vínculo empregatício.

O programa de alfabetização foi lançado oficialmente pelo Comitê Paranaense de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos no dia 10 de junho. O objetivo do Comitê é de envolver todos os setores da comunidade no sentido de cadastrar o maior número possível de analfabetos no Estado. De acordo com o Secretário de Estado da Educação, Mauricio Requião, a Campanha não tem prazo preestabelecido para se encerrar: “Enquanto houver analfabetos no Estado, estaremos providenciando a infra-estrutura para que possam aprender a ler e a escrever”, comentou.

Voltar ao topo