Alencar: direito de ‘velhinhos’ têm de ser preservados

O presidente da República em Exercício, José Alencar, defendeu nesta quarta-feira (29) que em uma eventual reforma da Previdência os direitos dos "velhinhos" aposentados sejam preservados. "Aqueles que contribuíram uma vida toda, são velhinhos e se aposentaram esses nós temos que preservar", disse.

Ele mostrou-se favorável à desvinculação dos benefícios previdenciários ao salário mínimo. Afirmou, porém, que "o sistema previdenciário não pode desrespeitar a questão atuarial". Na sua opinião, "são os cálculos atuariais que dão estabilidade a qualquer instituto de previdência".

José Alencar repetiu o mesmo raciocínio feito ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo qual há muito benefício que está sendo pago pela Previdência mas, na verdade, não pertence à Previdência. "Tem muita coisa que oneram a Previdência mas não pertence a Previdência", afirmou.

E acrescentou: "Então, é preciso que haja técnicos que se debrucem sobre esta questão para apresentar ao Executivo em forma de proposta alguma coisa que possa ser encaminhada ao Legislativo.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.