O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), afirmou, nesta quinta-feira, que a Mesa Diretora da Casa analisará com "espírito de isenção, de rigor, de equilíbrio e de justiça" o relatório da Corregedoria que pode resultar em abertura de processos contra 16 parlamentares por quebra de decoro parlamentar.

continua após a publicidade

Os 16 deputados foram citados no relatório conjunto das Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito dos Correios e da Compra de Votos.

Aldo disse que ainda não teve acesso ao relatório e também não quis adiantar sua opinião sobre o documento. "Eu não devo, por espírito de equilíbrio e respeito, antecipar nem minha decisão, nem qual seria a posição da Mesa", explicou.

Em entrevista concedida hoje, o 1º vice-presidente da Câmara, José Thomaz Nonô (PFL-AL), que é a favor de que o relatório com os nomes dos 16 deputados siga para o Conselho de Ética. "Vão todos ao Conselho de Ética claramente, porque é no Conselho de Ética que o deputado pode exercer em toda a plenitude o seu direito de defesa", afimou. Thomaz Nonô ressaltou, no entanto, que essa é uma opinião pessoal e que só na reunião da Mesa a decisão será tomada.

continua após a publicidade

A reunião para análise do relatório está marcada para a próxima terça-feira, às 9 horas. Segundo informações da secretaria-geral da Mesa Diretora da Câmara, 11 deputados compõem a mesa: 7 titulares e 4 suplentes. Participam da votação do relatório somente os suplentes.