Alckmin e Lula fazem campanha no Norte e Nordeste

Brasília – Os candidatos à Presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB-PFL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PRN-PCdoB), farão campanha nesta segunda-feira (16) no Norte e Nordeste, regiões onde Lula obteve melhor desempenho no primeiro turno das eleições.

Alckmin chega às 18h em São Luís. Na capital do Maranhão, reúne-se com prefeitos e lideranças políticas locais. A partir das 16h, Lula fará comícios em Campina Grande (PB), Mossoró (RN) e Belém (PA).

No Maranhão, Alckmin obteve 18,8% dos votos válidos no estado, no primeiro turno. Lula alcançou 75,5%. A candidata ao governo maranhense Roseana Sarney (PFL) já declarou apoio ao petista na disputa nacional e, por isso, está sob risco de expulsão do partido, que é coligado com Alckmin.

O adversário de Roseana no segundo turno, Jackson Lago (PDT), aguarda a posição da legenda, a ser definida hoje, para definir seu apoio. Em seu favor, Alckmin contará com a força política dos deputados federais e estaduais mais votados no Maranhão, a maior parte deles filiada ao PSDB.

Em Campina Grande (PB), Lula fará comício ao lado do candidato ao governo estadual José Maranhão (PMDB). No primeiro turno, o petista obteve 65,31% dos votos paraibanos válidos, e Alckmin, 27,87%. O candidato tucano conta com o apoio do colega de partido, governador e candidato à reeleição, Cássio Cunha Lima (PSDB). Em 2000, quando ele foi eleito prefeito de Campina Grande, tinha como vice-prefeita uma petista.

Em Mossoró (RN), Lula sobe no palanque com a governadora e candidata à reeleição, Wilma de Faria (PSB). No estado, ele busca aumentar a vantagem sobre Alckmin. No primeiro turno, Lula obteve 48,61% dos votos no Rio Grande do Norte, e Alckmin, 41,64%. O adversário de Wilma na disputa pelo governo, Garibaldi Alves (PMDB), permanece como no primeiro turno, sem oficializar apoio a Lula ou a Alckmin. No estado, parte do PSDB e do PFL apóia a candidata do PSB ao governo.

Em Belém (PA), o quadro político local é mais definido em relação ao panorama nacional. Os dois candidatos ao governo no segundo turno pertencem aos mesmos partidos dos candidatos à Presidência: Almir Gabriel (PSDB) e Ana Júlia (PT). Lula faz comício hoje ao lado da colega de partido. No primeiro turno, ele obteve 51,7% dos votos no estado, e Alckmin, 41,59%.

Voltar ao topo