Alckmin acusa “recaída autoritária” do governo ao propor conselho

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), criticou duramente hoje a proposta de criação de um Conselho Federal de Jornalismo (CFJ), encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional. “De vez em quando o governo (federal) tem uma recaída autoritária”, criticou. “Mas o bom da democracia é que a sociedade é muito atenta e tem se colocado fortemente no sentido de defender certos princípios e valores.”

A liberdade de imprensa faz parte da essência do regime democrático, lembra o governador, portanto, não faz sentido a proposta de criação do Conselho Federal de Jornalismo. “Sempre que se tem um sistema autoritário a primeira medida tomada é o cerceamento à liberdade de expressão. E este, certamente, não é o caminho.”

Alckmin disse que existem certos abusos em possíveis denúncias divulgadas pela imprensa. Mas ressaltou que no mundo inteiro é assim. “Para controlar certos abusos temos o poder Judiciário e todos os instrumentos jurídicos disponíveis. Por isso não vejo nenhuma razão para se criar instrumentos que podem ser utilizados para limitar uma ação de liberdade de expressão.”

Voltar ao topo